A coleta de dados para um diagnóstico que irá quantificar as pessoas em situação de rua em Santa Maria começou a ser executada pela prefeitura municipal, nesta segunda-feira (06). A pesquisa conta com a participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que selecionou estudantes dos cursos de Serviço Social, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicologia para atuarem na coleta de dados.
As informações necessárias serão coletadas por meio da aplicação de um questionário desenvolvido pela Prefeitura juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social e com o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS). Com o diagnóstico, será possível obter dados mais precisos sobre quem são e quantas são as pessoas em situação de rua, como explica o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves:
– Queremos entender como elas chegaram a este cenário e tentar ajudá-las na reinserção no mercado de trabalho para que consigam melhores condições de vida.
Leia também:
“Invisíveis da sociedade”, pessoas em situação de rua de Santa Maria contarão com dois novos projetos assistenciaisCasas de passagem de Santa Maria ganham mais vagas para proteger do frio as pessoas em situação de rua
Este diagnóstico também é uma etapa fundamental para que seja implementado no município um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
Neste primeiro momento, o questionário será aplicado nas casas de passagem para adultos, porém a iniciativa também prevê ações pelas ruas, em pontos estratégicos. A ideia dos pesquisadores é chegar o mais próximo possível do número total de pessoas em situação de rua.
Leia todas as notícias